Infraed executa obra de restauro de reservatório de água tratada

Em maio, a Infraed Engenharia iniciou os trabalhos para a restauração de um reservatório de água feito de estrutura metálica, com capacidade para armazenar 750 mil litros, em Corupá (SC). A estrutura estava bastante danificada e correndo risco de contaminar a água armazenada.

Em resumo, o reservatório apresentava alto grau de corrosão nas chapas de aço da sua estrutura. Para resolver o problema e evitar que a deterioração contaminasse a qualidade da água da cidade, a intervenção teve que ser urgente.

Para a obra acontecer, restabelecer a integridade desta estrutura metálica e suportar um novo teto,  foi necessário o reforço estrutural com viga metálica em “U”.  Foi preciso também, recuperar as chapas de ferro corroídas com jateamento abrasivo (granalha), para atingir o metal branco (Sa3).

O processo de jateamento com granalha elimina a corrosão da estrutura. Um trabalho delicado e que exige todo cuidado.  Por isso, o procedimento foi realizado com mão de obra e equipamentos especializados, além do acompanhamento do engenheiro responsável.

Após a total limpeza da estrutura metálica e eliminação da corrosão, foi aplicado o revestimento anticorrosivo, a base de epóxi poliamida, tipo alto sólidos por volume, atingindo uma espessura de 375 micrometros. Desta forma, ficou garantido o isolamento completo entre a estrutura da Estação de Tratamento de Água e a famosa água pura e limpa da cidade.  O reservatório foi reinaugurado em agosto.

Infraed Engenharia e Awa Residenciais lançam: APOEMA

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, 09/08, a Infraed Engenharia juntamente com a Awa Residenciais lançam o Apoema. Um residencial no coração de Itajaí, no bairro São João.

Inspirado na cultura daqueles que foram os primeiros moradores da nossa terra, Apoema significa em tupi-guarani “aquele que enxerga longe”.
As duas marcas trazem este empreendimento não somente como uma oportunidade de investimento, mas a possibilidade de iniciar um novo ciclo de realizações na vida das pessoas.

Uma proposta de um prédio bem localizado, com privacidade e exclusividade, para quem quer morar bem. Apartamentos a partir de R$ 240 mil, com possibilidade de financiamento desde a planta. Empreendimento garantido pela Caixa e assegurado pelo Patrimônio de Afetação.

Enxergue mais longe, conheça e ouse Apoema.

Saiba mais em: www.awaresidenciais.com.br/apoema

Ou siga as redes sociais:

Instagram: @awa.residenciais | Facebook: awa.residenciais

 

A importância da impermeabilização de pisos, paredes e juntas 

A importância da impermeabilização nas obras

Colocado de uma maneira simples, a impermeabilização é o processo de tornar uma estrutura à prova ou resistente a água. Trata-se de uma das preocupações mais críticas na construção civil, só que muitas vezes negligenciada.

A impermeabilização impede que a estrutura sofra com a umidade vinda do solo, que gere paredes mofadas e infiltrações, por exemplo. Ela é vista como o envelope da edificação, uma vez que a protege das condições do meio.

Como funciona a impermeabilização?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que rege a seleção e projeto da impermeabilização (NBR 9575/2003), define duas maneiras de barrar a entrada da água:

  • Com sistemas rígidos em que uma massa usada como reboco recebe polímeros, cristalizantes ou hidrofugantes (evitando que haja infiltração da água nos poros do concreto);
  • Com sistemas flexíveis, os quais são compostos por mantas ou membranas moldadas na obra (ambas contam com asfalto em sua composição e formam uma camada sobre a superfície a ser protegida).

Ou seja, a impermeabilização forma uma barreira que é projetada para impedir a entrada ou a saída de água de várias seções de estruturas de edifícios.

Por que impermeabilizar?

Para começar, o principal motivo é pela segurança da estrutura. Por exemplo, uma armação de laje que enferruja pela infiltração pode resultar em sérios problemas patológicos a longo prazo e a impermiabilização faz a proteção dessa estrutura. Funciona como uma prevenção e aumenta a vida útil da construção.

Outro problema que pode ocorrer numa estrutura é quando as juntas de dilatação sofrem infiltrações. São as juntas que diminuem os efeitos das vibrações que ocorrem nas  construções e se infiltradas, podem apresentar graves rachaduras e riscos estruturais. Portanto, os prejuízos por infiltrações não tratadas podem se agravar ao longo do tempo.

Além da segurança, a necessidade em impermeabilizar está em evitar que goteiras tomem conta da construção, danificando tetos e pisos. Existe ainda a questão de saúde, pois infiltração é sinônimo de fungos, os quais são responsáveis por diversas alergias.

Para resumir, selecionamos abaixo, uma lista de alguns benefícios da impermeabilização. Confira:

  • Protege a integridade estrutural do edifício;
  • Evita mofo e bolor;
  • Impede umidade dentro da construção;
  • Impede que metais enferrujem;
  • Evita infiltrações do teto e paredes;
  • Aumenta o valor da propriedade;
  • Aumenta a durabilidade da edificação;
  • Melhora o conforto e usabilidade;
  • Protege o meio ambiente.

Para saber mais sobre o serviço de impermeabilização e como ele é realizado, entre em contato conosco.

O que fazer quando uma construção não atende mais a sua finalidade?

Reforço estrutural como solução para problemas na construção civil. 

 

Em princípio, toda construção é feita para atender a uma determinada finalidade, mas durante a sua vida útil, esta finalidade pode ser alterada ou estendida para suportar mais carga. Aliás, são frequentes os casos de reforma ou ampliação de estabelecimentos que necessitam de um ajuste estrutural para alcançar os objetivos de um novo projeto, como: a construção de um novo andar, ou uma área que exija mais resistência na estrutura para receber equipamentos pesados e até mesmo para corrigir deteriorações que vão ocorrendo na estrutura.

Este tipo de ajuste na construção já existente é denominado de reforço estrutural.

Entenda o reforço estrutural

O reforço estrutural é um tipo de serviço que pertence a um ramo complexo da engenharia, pois esta execução envolve ações diretas na estrutura já existente. Por isso, o cuidado com todos os detalhes durante o processo é essencial não apenas para alcançar a nova finalidade do projeto, mas também para não debilitar a estrutura, que é um risco eminente quando não envolve profissionais experientes e especialistas neste tipo de solução.

Um caso recente de reforço estrutural

Um dos reforços estruturais realizados pela Infraed Engenharia, finalizado em dezembro de 2018, foi em uma ponte na cidade de Paulo Lopes (SC).

 A ponte apresentava pouca resistência para as fortes cargas de caminhões que a utilizavam diariamente. Ou seja, a estrutura pré-existente já não atendia mais as solicitações de projeto para qual foi concebida inicialmente, o que ocasionou uma rotação no eixo da ponte, tornando-a um risco para a população que por ela trafegava.

Por este motivo, a equipe de engenheiros da Infraed foi procurada para executar um complexo reforço estrutural que restabelecesse a funcionalidade da ponte a um nível mais alto que o original, tanto do ponto de vista de resistência quanto de durabilidade. Para este caso, um planejamento foi feito com estratégias para a reabilitação desta estrutura de forma eficiente e que satisfizessem as várias exigências de projeto, execução e até demandas específicas do cliente.

Serviços executados

O desafio recebido pela equipe foi analisado, planejado e executado com cuidado. Entre os diversos serviços feitos para atender a demanda e deixar a estrutura mais robusta – consequentemente com mais capacidade para suportar cargas mais pesadas -, destacam-se:

  • Reforços de fundação, vigas e pilares com armadura adicional ancorada na estrutura antiga;
  • Reconstrução do tabuleiro da ponte.  

Ao final, o problema da obra foi solucionado por completo, devolvendo para o cliente e a sociedade local uma ponte reforçada, segura e apta a receber cargas superiores a qual foi dimensionada na sua primeira concepção.

 

Conheça 3 grandes obras de engenharia do Brasil independente

O dia 7 de setembro é o feriado de comemoração da Independência do Brasil. Foi nesta data, em 1822, que o país se tornou verdadeiramente Brasil, ganhou autonomia política e deixou de ser domínio de Portugal.

Desde então, algumas foram as obras complexas de engenharia que aceleraram, construíram e modificaram o país. Vamos lembrar 3 delas, que também repercutiram internacionalmente. Selecionamos com o critério de que já estivessem concluídas:

Complexo Hidroelétrico de Itaipu

O Complexo Hidroelétrico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Rio Paraná, foi por décadas a maior usina hidrelétrica do mundo. Somente depois da inauguração de Três Gargantas na China, foi que a brasileira passou para o segundo lugar em termos de dimensão.

A construção do Complexo obrigou o desvio do curso do rio Paraná, um dos maiores rios do mundo, para poder gerar a sua capacidade de até 14GW.

Para a execução do desvio do curso do rio foi necessária a utilização de cerca de 50 milhões de rocha e terra. Para erguer a imensa usina hidroelétrica foi utilizado cimento suficiente para construir mais de 200 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. Para isso, mais de 40 mil trabalhadores estiveram envolvidos, durante os 7 anos de construção.

 

Ponte Rio-Niterói

A Ponte Rio-Niterói é uma das obras mais marcantes da engenharia civil do país.  A ponte que  liga Niterói a cidade do Rio de Janeiro tem 13 km, sendo 9 km sobre a água. Concluída em 1974, esta ponte continua a ser uma das maiores do mundo e a a maior ponte em cimento do hemisfério sul.

Um ponto curioso sobre este monumento é que o seu conceito foi pela primeira vez apresentado em 1875. Mas foram necessárias muitas décadas, até que se autorizasse uma obra desta proporção. Foi um decreto de 1968  que levou adiante a execução.

Atualmente, passam por esta ponte cerca de 140 mil veículos todos os dias.

Cidade planejada – Brasília

Para encerrar a lista trazemos a nossa capital brasileira, uma cidade totalmente planejada, modernista e mundialmente conhecida na arquitetura e engenharia.

A cidade foi construída no curto prazo de 3,5 anos – com início em novembro de 1956 e inaugurada em abril de 1960. Foi  realizada pelo sonho do presidente da época, Juscelino  Kubitschek, projetada pelo urbanista Lúcio Costa e arquitetada por Oscar Niemeyer.

Mas a execução foi feita por cerca de 60 mil operários de toda parte, conduzidos por engenheiros que tiveram a missão de erguer monumentos com incrível complexidade.

A cidade está traçada em forma de um enorme avião com zonas específicas (as famosas Asas) atribuídas para diferentes fins, como residenciais, bancos, hospitais e empresas.

Incêndio no Museu Nacional e o descaso com a estrutura

Imagem retirada do site G1. Foto de Thiago Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo.
Museu Nacional do RJ visto de cima, após o incêndio. Foto retirada da internet, de Thiago Ribeiro.

O triste incêndio que devastou esta semana, o maior museu de história natural do país – o Museu Nacional do Rio de Janeiro – e destruiu praticamente todos os 20 milhões de itens que faziam parte da história do Brasil e da humanidade, é um provável resultado da falta de manutenção da estrutura.

Em edificações antigas, bem como em prédios que sofrem constante trepidação de maquinários, como é o caso de galpões industriais, ou que são afetados com os efeitos do tempo e  maresia, o cuidado constante com a estrutura é muito importante para que se mantenha saudável e segura.

Em prédios que já perderam a garantia da construção, como o museu, o ideal é que seja feita uma vistoria anual com uma equipe profissional habilitada, para avaliar a integridade predial de acordo com as normativas brasileiras de engenharia atualizadas, como o exemplo da ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção).

A norma em questão visa preservar as características da estrutura e prevenir a perda do desempenho decorrente da degradação dos sistemas e afins da edificação.

No caso do museu que completou 200 anos em 2018, o motivo do incêndio será apresentado no próximo mês, em um laudo pericial que vem sendo realizado pelas Polícia Federal, mas sabe-se e já foi divulgado em diversos veículos de comunicação, que está relacionado a falta de investimento necessário para a preservação e manutenção deste bem histórico.

_____

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Ampliação, Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

 

Infraed Engenharia faz parte do catálogo de empresas do CREA-SC

A INFRAED Engenharia faz parte da nova edição, do Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia do CREA-SC, da Editora Brasileira de Guias Especiais (EBGE).

O Catálogo é um produto voltado aos setores da engenharia,  agronomia, profissões da área tecnológica do estado e lista as empresas que estão registradas e atualizadas junto ao CREA-SC.

Confira: https://goo.gl/CMdtRp

 

Vidro capaz de gerar energia chega ao Brasil

Uma nova opção para fachadas empresariais.

No primeiro semestre deste ano, chegou ao mercado brasileiro o vidro fotovoltaico, um material capaz de transformar a luz solar em energia. O produto foi trazido por empresas expositoras da feira Glass South America e  pode ser utilizado normalmente em fachadas de prédios, casas, projetos comerciais e até em carros.

A película fotovoltaica instalada no vidro faz a captura de fótons dos raios solares, que armazena energia, conseguindo reverter a luz solar em calor que gera energia elétrica.

Essa energia pode ser aproveitada pelo sistema elétrico do empreendimento, casa ou do carro que ele está instalado.  Além deste benefício, como o vidro fotovoltaico é menos transparente do que os tradicionais,  passa menos calor para dentro dos locais onde é instalado. Ou seja, um prédio comercial revestido com esse vidro poderá gastar menos energia com ar condicionado e se tornar mais confortável.

 

_____

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Ampliação, Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

Uma obra que beneficiou mais de 1000 famílias

Obra realizada em São João Batista (SC). Confira o vídeo:

A Infraed Engenharia executou a obra pública de Ampliação da rede de distribuição de água dos bairros Tajuba II e Jardim São Paulo, em São João Batista (SC), pela oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros.
O trabalho foi financiado pela prefeitura da cidade, por meio do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – Sisam. Assista ao vídeo e saiba mais.

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

Última semana de arrecadações da Campanha do Agasalho 2018

Nesta sexta-feira, dia 8, terminam as arrecadações da Campanha do Agasalho 2018.  Mas como o frio chegou com tudo no fim de maio, muitas roupas, sapatos, jogos de cama e toalhas arrecadadas pela campanha já foram doadas para o Centro Pop, da Casa de Passagem de Itajaí e também serão repassadas a unidades do CRAS, para ajudar famílias vulneráveis da cidade.
Mas eles precisão de mais para poder enfrentar esta fria estação. 

Aproveite esta última semana para verificar no seu guarda-roupa, aquela peça que não usa mais e não deixe de doar

.LOCAIS

Deposite as suas doações em nossas caixas de arrecadação:

Itajaí:
– Recepção do Itajahy Trade Center –
(ao lado do Itajaí Shopping – Rua Samuel Heusi, 190)
– KS Ortho Clinic –
(Rua Anita Garibaldi, 391 – Centro)

Balneário Camboriú:
– Kompakto Comunicação –
(Rua 902, 215 – salas 01 e 02)

Centro Pop 

O Centro Pop de Itajaí recebe diariamente cerca de 70 moradores de rua, que passam pelo local apenas para se alimentarem, tomarem banho e participarem de atendimentos com psicólogo e outros profissionais.
Segundo a coordenadora do local, Luciane Claudete dos Santos, eles sofrem com um forte preconceito e acabam não recebendo doações da população. Carentes e necessitados, vivem com o que ganham de ajuda.