CONHEÇA 3 GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA DO BRASIL INDEPENDENTE

O dia 7 de setembro é o feriado de comemoração da Independência do Brasil. Foi nesta data, em 1822, que o país se tornou verdadeiramente Brasil, ganhou autonomia política e deixou de ser domínio de Portugal.

Desde então, algumas foram as obras complexas de engenharia que aceleraram, construíram e modificaram o país. Vamos lembrar 3 delas, que também repercutiram internacionalmente. Selecionamos com o critério de que já estivessem concluídas:

Complexo Hidroelétrico de Itaipu

O Complexo Hidroelétrico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Rio Paraná, foi por décadas a maior usina hidrelétrica do mundo. Somente depois da inauguração de Três Gargantas na China, foi que a brasileira passou para o segundo lugar em termos de dimensão.

A construção do Complexo obrigou o desvio do curso do rio Paraná, um dos maiores rios do mundo, para poder gerar a sua capacidade de até 14GW.

Para a execução do desvio do curso do rio foi necessária a utilização de cerca de 50 milhões de rocha e terra. Para erguer a imensa usina hidroelétrica foi utilizado cimento suficiente para construir mais de 200 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. Para isso, mais de 40 mil trabalhadores estiveram envolvidos, durante os 7 anos de construção.

 

Ponte Rio-Niterói

A Ponte Rio-Niterói é uma das obras mais marcantes da engenharia civil do país.  A ponte que  liga Niterói a cidade do Rio de Janeiro tem 13 km, sendo 9 km sobre a água. Concluída em 1974, esta ponte continua a ser uma das maiores do mundo e a a maior ponte em cimento do hemisfério sul.

Um ponto curioso sobre este monumento é que o seu conceito foi pela primeira vez apresentado em 1875. Mas foram necessárias muitas décadas, até que se autorizasse uma obra desta proporção. Foi um decreto de 1968  que levou adiante a execução.

Atualmente, passam por esta ponte cerca de 140 mil veículos todos os dias.

Cidade planejada – Brasília

Para encerrar a lista trazemos a nossa capital brasileira, uma cidade totalmente planejada, modernista e mundialmente conhecida na arquitetura e engenharia.

A cidade foi construída no curto prazo de 3,5 anos – com início em novembro de 1956 e inaugurada em abril de 1960. Foi  realizada pelo sonho do presidente da época, Juscelino  Kubitschek, projetada pelo urbanista Lúcio Costa e arquitetada por Oscar Niemeyer.

Mas a execução foi feita por cerca de 60 mil operários de toda parte, conduzidos por engenheiros que tiveram a missão de erguer monumentos com incrível complexidade.

A cidade está traçada em forma de um enorme avião com zonas específicas (as famosas Asas) atribuídas para diferentes fins, como residenciais, bancos, hospitais e empresas.

INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL E O DESCASO COM A ESTRUTURA

Imagem retirada do site G1. Foto de Thiago Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo.
Museu Nacional do RJ visto de cima, após o incêndio. Foto retirada da internet, de Thiago Ribeiro.

O triste incêndio que devastou esta semana, o maior museu de história natural do país – o Museu Nacional do Rio de Janeiro – e destruiu praticamente todos os 20 milhões de itens que faziam parte da história do Brasil e da humanidade, é um provável resultado da falta de manutenção da estrutura.

Em edificações antigas, bem como em prédios que sofrem constante trepidação de maquinários, como é o caso de galpões industriais, ou que são afetados com os efeitos do tempo e  maresia, o cuidado constante com a estrutura é muito importante para que se mantenha saudável e segura.

Em prédios que já perderam a garantia da construção, como o museu, o ideal é que seja feita uma vistoria anual com uma equipe profissional habilitada, para avaliar a integridade predial de acordo com as normativas brasileiras de engenharia atualizadas, como o exemplo da ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção).

A norma em questão visa preservar as características da estrutura e prevenir a perda do desempenho decorrente da degradação dos sistemas e afins da edificação.

No caso do museu que completou 200 anos em 2018, o motivo do incêndio será apresentado no próximo mês, em um laudo pericial que vem sendo realizado pelas Polícia Federal, mas sabe-se e já foi divulgado em diversos veículos de comunicação, que está relacionado a falta de investimento necessário para a preservação e manutenção deste bem histórico.

_____

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Ampliação, Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

 

INFRAED ENGENHARIA FAZ PARTE DO CATÁLOGO DE EMPRESAS DO CREA-SC

A INFRAED Engenharia faz parte da nova edição, do Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia do CREA-SC, da Editora Brasileira de Guias Especiais (EBGE).

O Catálogo é um produto voltado aos setores da engenharia,  agronomia, profissões da área tecnológica do estado e lista as empresas que estão registradas e atualizadas junto ao CREA-SC.

Confira: https://goo.gl/CMdtRp

 

VIDRO CAPAZ DE GERAR ENERGIA CHEGA AO BRASIL

Uma nova opção para fachadas empresariais.

No primeiro semestre deste ano, chegou ao mercado brasileiro o vidro fotovoltaico, um material capaz de transformar a luz solar em energia. O produto foi trazido por empresas expositoras da feira Glass South America e  pode ser utilizado normalmente em fachadas de prédios, casas, projetos comerciais e até em carros.

A película fotovoltaica instalada no vidro faz a captura de fótons dos raios solares, que armazena energia, conseguindo reverter a luz solar em calor que gera energia elétrica.

Essa energia pode ser aproveitada pelo sistema elétrico do empreendimento, casa ou do carro que ele está instalado.  Além deste benefício, como o vidro fotovoltaico é menos transparente do que os tradicionais,  passa menos calor para dentro dos locais onde é instalado. Ou seja, um prédio comercial revestido com esse vidro poderá gastar menos energia com ar condicionado e se tornar mais confortável.

 

_____

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Ampliação, Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

UMA OBRA QUE BENEFICIOU MAIS DE MIL FAMÍLIAS

Obra realizada em São João Batista (SC). Confira o vídeo:

A Infraed Engenharia executou a obra pública de Ampliação da rede de distribuição de água dos bairros Tajuba II e Jardim São Paulo, em São João Batista (SC), pela oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros.
O trabalho foi financiado pela prefeitura da cidade, por meio do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – Sisam. .

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

ÚLTIMA SEMANA DE ARRECADAÇÕES DA CAMPANHA DO AGASALHO 2018

Nesta sexta-feira, dia 8, terminam as arrecadações da Campanha do Agasalho 2018.  Mas como o frio chegou com tudo no fim de maio, muitas roupas, sapatos, jogos de cama e toalhas arrecadadas pela campanha já foram doadas para o Centro Pop, da Casa de Passagem de Itajaí e também serão repassadas a unidades do CRAS, para ajudar famílias vulneráveis da cidade.
Mas eles precisão de mais para poder enfrentar esta fria estação. 

Aproveite esta última semana para verificar no seu guarda-roupa, aquela peça que não usa mais e não deixe de doar

.LOCAIS

Deposite as suas doações em nossas caixas de arrecadação:

Itajaí:
– Recepção do Itajahy Trade Center –
(ao lado do Itajaí Shopping – Rua Samuel Heusi, 190)
– KS Ortho Clinic –
(Rua Anita Garibaldi, 391 – Centro)

Balneário Camboriú:
– Kompakto Comunicação –
(Rua 902, 215 – salas 01 e 02)

Centro Pop 

O Centro Pop de Itajaí recebe diariamente cerca de 70 moradores de rua, que passam pelo local apenas para se alimentarem, tomarem banho e participarem de atendimentos com psicólogo e outros profissionais.
Segundo a coordenadora do local, Luciane Claudete dos Santos, eles sofrem com um forte preconceito e acabam não recebendo doações da população. Carentes e necessitados, vivem com o que ganham de ajuda. 

MAIS TEMPO PARA ARRECADAÇÕES DA CAMPANHA DO AGASALHO 2018

 
CAMPANHA DO AGASALHO 2018
– Arrecadações até 08 de Junho –
 
O frio ainda não chegou este ano, mas os moradores de rua e famílias mais necessitadas precisarão estar preparados para quando chegar para valer o inverno. Por isso, prorrogamos as arrecadações do dia 18/05 para 08/06.
 
Ainda mais tempo para dar aquela checada no armário e passar em um dos pontos de coleta para doar o que não usa mais.
 
Roupas, calçados, toalhas, toucas, luvas, cachecóis e cobertores em bom estado serão de grande ajuda para quem precisa.
 
As doações serão entregues para os moradores de rua de Itajaí, que são atendidos pela Casa de Passagem e famílias carentes, de Camboriú.
 
LOCAIS :
Deposite as suas doações em nossas caixas de arrecadação:
 
Itajaí:
– Recepção do Itajahy Trade Center –
(Rua Samuel Heusi, 190 – ao lado do Itajaí Shopping)
– KS Ortho Clinic
(Rua Anita Garibaldi, 391 – Centro)
 
Balneário Camboriú:
– Kompakto Comunicação –
(Rua 902, 215 – salas 01 e 02)
Contamos com você, a sua colaboração é fundamental.
Compartilhe essa ideia!
 

INFRAED ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA EM GINÁSIO DE ESPORTES DE ESCOLA ESTADUAL DE BLUMENAU

O diretor da INFRAED Engenharia assinou ontem, a Ordem de Serviço para mais uma execução de obra a favor da comunidade, desta vez em Blumenau.

A empresa irá realizar a reforma na quadra e cobertura do ginásio de esportes, além da reforma e execução de contrapiso para nova quadra da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, no bairro Glória.

A obra é financiada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Blumenau.

Um novo trabalho que já começa a ser desenvolvido com muito carinho pela equipe INFRAED, em conjunto a todos os envolvidos.

INFRAED: CAMPANHA DO AGASALHO 2018

O inverno está chegando e os moradores de rua que são atendidos pela Casa de Passagem de Itajaí (SC),  precisam de ajuda para enfrentar a estação mais fria do ano.

Por isso, a Infraed Engenharia lançou na sexta-feira, dia 20, a Campanha do Agasalho 2018, para reunir doações de roupas, calçados, toucas, luvas, cachecóis e de cobertores em bom estado.

As arrecadações estão sendo feitas em caixas disponibilizadas nos seguintes locais:

Itajaí:
Recepção do Itajahy Trade Center 
(ao lado do Itajaí Shopping – Rua Samuel Heusi, 190)
KS Ortho Clinic
(Rua Anita Garibaldi, 391 – Centro)

Caso conseguiu reunir um número bom de roupas e não tem como levar a um desses pontos, ligue no (47) 3348-1677, que iremos ao seu encontro, nos arredores de Itajaí e Balneário Camboriú.

Confira no seu guarda-roupa e participe. A sua colaboração é fundamental.
Compartilhe essa ideia!

Promoção: Infraed Engenharia
Apoio: I9 Consultoria Empresarial e Treinamentos

INFRAED INCIA OBRA DE AMPLIAÇÃO DA REDE DE ÁGUA EM SÃO JOÃO BATISTA

A Infraed Engenharia iniciou  hoje,  as obras do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal –  SISAM – de São João Batista (SC). O trabalho é para ampliação da rede de distribuição de água do bairro Tajuba II e  ajudará também na vazão de água para o bairro Jardim São Paulo, na cidade. A estimativa é que cerca de 1 mil famílias sejam beneficiadas com a obra, que trará ainda mais qualidade de vida para os moradores da localidade.

Confira algumas imagens: