INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL E O DESCASO COM A ESTRUTURA

Imagem retirada do site G1. Foto de Thiago Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo.
Museu Nacional do RJ visto de cima, após o incêndio. Foto retirada da internet, de Thiago Ribeiro.

O triste incêndio que devastou esta semana, o maior museu de história natural do país – o Museu Nacional do Rio de Janeiro – e destruiu praticamente todos os 20 milhões de itens que faziam parte da história do Brasil e da humanidade, é um provável resultado da falta de manutenção da estrutura.

Em edificações antigas, bem como em prédios que sofrem constante trepidação de maquinários, como é o caso de galpões industriais, ou que são afetados com os efeitos do tempo e  maresia, o cuidado constante com a estrutura é muito importante para que se mantenha saudável e segura.

Em prédios que já perderam a garantia da construção, como o museu, o ideal é que seja feita uma vistoria anual com uma equipe profissional habilitada, para avaliar a integridade predial de acordo com as normativas brasileiras de engenharia atualizadas, como o exemplo da ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção).

A norma em questão visa preservar as características da estrutura e prevenir a perda do desempenho decorrente da degradação dos sistemas e afins da edificação.

No caso do museu que completou 200 anos em 2018, o motivo do incêndio será apresentado no próximo mês, em um laudo pericial que vem sendo realizado pelas Polícia Federal, mas sabe-se e já foi divulgado em diversos veículos de comunicação, que está relacionado a falta de investimento necessário para a preservação e manutenção deste bem histórico.

_____

Infraed
A equipe técnica da INFRAED Engenharia é experiente em serviços como Ampliação, Edificação de concreto armado; Estrutura metálica; Estádio; Ponte; Porto; Pavilhão industrial; Sistema Preventivo de Incêndio; Impermeabilização; Recuperação contra corrosão; Restauração; Reforço estrutural com Fibra de Carbono; Concreto projetado; Jateamento para limpeza de concreto e aço; Infraestrutura e obras similares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *