O que fazer quando uma construção não atende mais a sua finalidade?

Reforço estrutural como solução para problemas na construção civil. 

 

Em princípio, toda construção é feita para atender a uma determinada finalidade, mas durante a sua vida útil, esta finalidade pode ser alterada ou estendida para suportar mais carga. Aliás, são frequentes os casos de reforma ou ampliação de estabelecimentos que necessitam de um ajuste estrutural para alcançar os objetivos de um novo projeto, como: a construção de um novo andar, ou uma área que exija mais resistência na estrutura para receber equipamentos pesados e até mesmo para corrigir deteriorações que vão ocorrendo na estrutura.

Este tipo de ajuste na construção já existente é denominado de reforço estrutural.

Entenda o reforço estrutural

O reforço estrutural é um tipo de serviço que pertence a um ramo complexo da engenharia, pois esta execução envolve ações diretas na estrutura já existente. Por isso, o cuidado com todos os detalhes durante o processo é essencial não apenas para alcançar a nova finalidade do projeto, mas também para não debilitar a estrutura, que é um risco eminente quando não envolve profissionais experientes e especialistas neste tipo de solução.

Um caso recente de reforço estrutural

Um dos reforços estruturais realizados pela Infraed Engenharia, finalizado em dezembro de 2018, foi em uma ponte na cidade de Paulo Lopes (SC).

 A ponte apresentava pouca resistência para as fortes cargas de caminhões que a utilizavam diariamente. Ou seja, a estrutura pré-existente já não atendia mais as solicitações de projeto para qual foi concebida inicialmente, o que ocasionou uma rotação no eixo da ponte, tornando-a um risco para a população que por ela trafegava.

Por este motivo, a equipe de engenheiros da Infraed foi procurada para executar um complexo reforço estrutural que restabelecesse a funcionalidade da ponte a um nível mais alto que o original, tanto do ponto de vista de resistência quanto de durabilidade. Para este caso, um planejamento foi feito com estratégias para a reabilitação desta estrutura de forma eficiente e que satisfizessem as várias exigências de projeto, execução e até demandas específicas do cliente.

Serviços executados

O desafio recebido pela equipe foi analisado, planejado e executado com cuidado. Entre os diversos serviços feitos para atender a demanda e deixar a estrutura mais robusta – consequentemente com mais capacidade para suportar cargas mais pesadas -, destacam-se:

  • Reforços de fundação, vigas e pilares com armadura adicional ancorada na estrutura antiga;
  • Reconstrução do tabuleiro da ponte.  

Ao final, o problema da obra foi solucionado por completo, devolvendo para o cliente e a sociedade local uma ponte reforçada, segura e apta a receber cargas superiores a qual foi dimensionada na sua primeira concepção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *